sábado, fevereiro 20, 2010

Há 11 anos

nascia o meu primeiro sobrinho. Lembro-me de tudo. Das muitas horas de espera a passear pela baixa de Coimbra; de chorar quando recebi a notícia; do meu pai que, pela primeira vez desde a morte do A., tirou o fato preto. (Era cinzento claro o fato do meu pai, quando nesse dia cheguei a casa.) Por essa altura a minha vida doía-me tanto! Lembro-me de um tempo tão triste, de tanta incompreensão, duma espécie de dorida e tardia adolescência na minha alma velha. Lembro-me de que as mimosas no caminho para a escola onde eu era professora estavam em flor. E lembro-me de ti, enroscado e minúsculo, vestido de azul. Não azul-bebé. Azul mesmo, azul azul. E o teu rosto pequenino da cor das mimosas - depois passou.
E lembro-me de que nasci mais ou menos por essa altura. Outra vez. Entre as tantas vezes que renasço. Tu fizeste-me pela primeira vez ter vontade de festejar o Natal. Dois meses antes de nasceres: a minha única prenda para toda a família foi aquele cabaz de Natal que enchi de prendas só para ti. Depois de ti começou a alegria, o riso verdadeiro, o abraço sem inibições. Depois de ti - acho - aprendemos todos a ser família. Abriste caminho. Fizeste passagem. E tudo isso só pela força de seres um menino pequeno que nos foi dado. Ainda não sei como vivi tantos anos sem esse amor que agora reparto (extravazo) pelos meus quatro sobrinhos. Sou definitivamente uma pessoa melhor depois de ser tia.
E se em cada um dos meus meninos admiro e amo qualquer coisa única, em ti é sem dúvida a serenidade. Mistura de sensatez, inteligência, humor, amor. Serenidade, chamo-lhe.

5 comentários:

Luz de Estrelas disse...

Soberbo e sentido. Abençoado amor.

Bacouca disse...

Alecrim,
Linda mensagem ao seu sobrinho que tem uma tia que o merece.
Beijo

deep disse...

Como eu te compreendo. E é tão bom quando, espontaneamente, deitam os bracinhos ao nosso pescoço e dizem que gostam de nós ou tão só dos caracóis do nosso cabelo.
Até o termos que tratar deles e deitá-los, como me aconteceu hoje, no fim de um dia de trabalho, se torna um prazer.

Parabéns ao teu sobrinho e a ti, tia "babada". :)

Anna^ disse...

Que sobrinho sortudo ao ter uma tia como tu :)
beijocas

InêsN disse...

um dia mostra-lhe este texto, se faz favor :)

E quando és tu a errar (muito)?

Tenho passado um longo período a descrer dos outros, a proteger-me de quem me faz mal, ou me quer mal, e ontem descobri que tenho sido muito...