domingo, março 25, 2007

Tanto por caminhar!...

Ainda que reconheça limitadas as minhas forças e a minha generosidade, estou convencida de que, se alguma missão tenho nesta passagem pela Terra, essa missão será amar. Amar em concreto quem eu conheço, e de preferência não apenas quem merece. Cumpre-me ser mensageira da ternura, da paciência, do sorriso. Cumpre-me escutar muito, e julgar pouco. Ajudar no que eu puder quando for preciso, não cobrar, dar de graça porque de graça recebo. É isto que a Bíblia diz algures, que eu não sou de fixar versículos. Parece pleonasmo, dar de graça... Mas tão grande é a tentação de dar de olhos fitos na recompensa; tantos há por aí que nos atiram à cara dívidas de gratidão, dessas que por muito que se paguem nunca diminuem!... que sim, faz sentido isto: De graça recebestes; de graça dai.
Sinto-me grata aos Amigos, porque entre nós dar e receber é natural como respirar.
Sinto-me grata a Deus, que me dá TUDO.

Mas limitada nas minhas forças e na minha generosidade.

Releio este texto e parece-me pomposo e superficial. Cheira-me a discurso. Mas é o que tenho andado a pensar nestes últimos dias, e fica aqui, assim mesmo. O sentimento não é superficial nem pomposo. Mas as palavras às vezes não colaboram comigo... :(

6 comentários:

Margarida Atheling disse...

Não, não é, Dulce!
Os pensamentos são profundos, e as palavras estiveram do teu lado! :)

Bjs

Vida de Praia disse...

As aparências iludem - o que importa é a sinceridade com que o sentes e praticas.

tikka masala disse...

Não achei nada pomposo e muito menos superficial o teu texto. Enquanto o li, e sem suspeitar que havia aquela nota final, pensei para comigo: "como ela escreve bem, claro, bonito. E o que escreve é sempre tão puro e transparente daquela personalidade incrivelmente sã e boa!" Bem, talvez não tenha sido exactamente com estas palavras - que agora me parecem pomposas e superficiais ;)

Anónimo disse...

pois é...é um auto-flagelamento,Dulce...pq escreves transparentemente o que está por dentro de ti.
Caramba.menina,solta-te do escuro nesta Primavera q vai crescendo em flores e tepidez...

Ana disse...

Nao, nao acho nada pomposo muito menos supercifial.
Eh por essa cartilha que TENTO guiar a minha vida, ser generosa de bens materiais e sentimentos, nao julgar os outros, nao esperar nada em troca...mas esta ultima confesso, ainda nao cheguei la....
A minha avo sempre me dizia: "Quanto mais deres aos outros, mais teras, tanto para o bem como, para o mal".
E eu acredito nisso!

Avozinha disse...

Às vezes basta ser apenas um elo da cadeia ou um caminho. Como dizia uma poetisa brasileira, Myrtes Matias, "Na terra fui apenas um caminho Teu."

E quando és tu a errar (muito)?

Tenho passado um longo período a descrer dos outros, a proteger-me de quem me faz mal, ou me quer mal, e ontem descobri que tenho sido muito...