quinta-feira, março 01, 2007

Desabafo em dó maior

Não atinjo qual seja a razão, mas seguramente que os bêbedos simpatizam comigo. E todos, todos, me dizem "estou muito bêbedo".
Há muitos anos, era eu uma alegre teenager, um bêbedo que me conheceu numa viagem de comboio, ofereceu-me uma caneta Parker. Começou aí a minha carreira como confidente e apoiante de seres alcoolizados.
Eles espreitam, a cada esquina, conheçam-me ou não, e eu não sou capaz de os abandonar.
Hoje tive uma conversa absolutamente surrealista (e estúpida) com um:
- Porque é que o senhor bebe assim?
- Para esquecer.
- Esquecer o quê? Já se esqueceu, se calhar...
- Pois, esquecer o que passei. Não tenho mãe nem pai...

Não. Não tenho simpatia por bêbedos. Arrepia-me o cheiro a álcool. Pergunto-me sempre o que os leva a chegar àquilo.
Mas são seres humanos, não posso deixar de lhes estender a mão, ampará-los até porto seguro, se for caso disso.
Uma vez na Madeira vi um homem morto na berma da estrada. Tinha caído, durante a noite, e ali ficara. De manhã, já lá estava o lençol branco, a polícia... E eu passei, naquele dia como nos outros, a caminho da escola. Na verdade, dessa vez não soube o que se passou. Disse-se por lá que esse homem andava às vezes bêbedo pelos caminhos.
Eu não queria que as pessoas perdessem (ou jogassem fora) a dignidade que têm. Sei que há mil maneiras de a perder, essa tal dignidade, e muitas vezes de forma mais inocente.
Às vezes também tenho medo do meu futuro, do que posso viver, da valeta, e de que ninguém me estenda a mão.

8 comentários:

Vilma disse...

É um dó mesmo muuito grande.
Ainda bem que existem pessoas com um coração assim como o teu.. compassivo.
Gostei de ler, apesar do dó..

Margarida Atheling disse...

Uma coisa é certa: tens coração, um grande coração!

Bjs

Unknown disse...

Olá..

Pois é amiga - por vezes nem todos têm a força sequer para saber o que é dignidade - é uma pena..

E cabe a pessoas como tu mostrar..deve ser isso..

um beijinho
yami

Adriana disse...

És uma pessoa muito bonita! E certamente quando for preciso não faltarão mãos que te queriam ajudar!
:) Se todos pensassem como tu, talvez o mundo fosse um pouquinho melhor.

um Beijinho grande!*

Bem Me Queres disse...

Minha querida, é importante não perdermos o "norte" ainda que por vezes a nossa vida nos pareça difícil.
Um grande beijo doce e sereno

Avozinha disse...

Eis aqui a minha mão!

Ana disse...

Esse medo acho que todos temos!!
Acho que as pessoas que bebem assi m sofrem muito realmente, quem esta feliz bebe tambem, para festejar, mas nao se torna num alcoolico. O alcoolismo eh uma doenca, e essas pessoa podem ser ajudadas mas muitas delas nem sabem.
Se eles gostam de falar contigo eh porque sentem que nao os vais criticar, fazes muito bem em os ajudar. Hoje ajudas alguem, amanha alguem te ajudara!

tikka masala disse...

Lindo, este texto, como sempre... como tu! Um beijo.

E quando és tu a errar (muito)?

Tenho passado um longo período a descrer dos outros, a proteger-me de quem me faz mal, ou me quer mal, e ontem descobri que tenho sido muito...