quinta-feira, janeiro 25, 2007

À janela

Esta cortina de renda, que lá está ainda na janela, esta, a janela do meu quarto de menina, onde algumas vezes ainda durmo... esta cortina - dizia eu - fê-la a minha mãe, com o carinho silencioso que só ela sabe. O carinho feito de lágrimas e força, o carinho que só se percebe muito tempo depois de ter passado tanto tempo........................................ (parece uma daquelas lenga-lengas meio tontas, não é?)
Desta janela, quando lá estou, vejo a minha aldeia, a que já não pertenço.
Sempre foi daqui que os meus sonhos partiam para longe. Sempre foi por aqui que eu fugia de mim. Algumas vezes, até sentada no peitoril desta janela, embrulhei sonhos em papel de seda, não acreditando que fosse possível realizá-los. Alguns comecei há pouco a desembrulhá-los, por ter percebido que tê-los nus nas minhas mãos era a única forma de lhes dar sol e de os fazer reais.
Hoje, 25 de Janeiro de 2007, descanso e penso, e organizo-me, sentada aqui em frente ao meu computador.
Fui ao dentista, arranquei o malfadado dente e levei dois pontos na gengiva. "Fraca pontuação", disse eu ao dentista, e ele sorriu.
Dois pontos em cruz, disse-me ele, e eu sorri para dentro pensando que tinha ponto cruz na gengiva, e que tinha que ver o bordado, quando chegasse a casa. E também sorri à ideia da lâmpada fluorescente a dar-me fluor aos dentes, eu sentada na cadeira a sorrir para dentro, e para fora de boca escancarada. Estava anestesiada, por isso é que sorria tanto! :) Passado o efeito da anestesia, já em casa, atenuou-se grandemente a boa disposição, mas tomei um anti-inflamatório e fui soprar bolas de sabão para junto das gatas.
Hoje não me apetece mexer uma palha, e desde que não se torne vício, é um direito que me assiste.

7 comentários:

Ana disse...

Soprar bolas de sabao!!
Gosto tanto de fazer isso, soprar uma bola bem grande e segui-la com o olhar ate que arrebenta no ar...
Da-me paz, nem sei bem porque!
Ja nao doi o dentinho, nao? Ah claro o dente ja o tiraste, ja nao pode doer, silly me!
Beijinhos
Ana Felpuda

Anónimo disse...

É assim tão mau mexer uma palha? Olhe que a palha de Abrantes, para quem não tenha diabetes, não é nada má.

Dulce disse...

nem sei que palha é essa, deprofundis! Tenho que ir a Abrantes :)

Luís Alves de Fraga disse...

Boas melhoras para o ponto-cruz...
Fazendo psicanálise barata, diga-me lá: - terão sido os pontos na gengiva que lhe lembraram os pontos da linda cortina do seu quarto de mais jovem? Ou a sentida falta de mimo agora e que eles recordam quando era dado em abundância numa idade mais longínqua?
Vá-se lá adivinhar as linhas com que se tecem os pensamentos-palavras!

Anónimo disse...

Palha de Abrantes é um doce parecido com fios de ovos.
Só para gulosos, claro...

Xuinha Foguetão disse...

As melhoras.

Também já tenho saudades de soprar bolas de sabão.
Vou tratar disso.

Beijocas e bom fim-de-semana

Margarida Atheling disse...

Há tanto tempo que não sopro bolas de balão! E o que eu gostava disso...! :D

Não mexas!
E as melhoras do bordado! :)

Beijinhos

E quando és tu a errar (muito)?

Tenho passado um longo período a descrer dos outros, a proteger-me de quem me faz mal, ou me quer mal, e ontem descobri que tenho sido muito...