ainda que dê direito a polémica...
Ainda na sequência do que escrevi há dias...
Para mim homens e mulheres sempre foram merecedores da mesma consideração, do mesmo respeito, sempre foram dignos, ambos criados à imagem e semelhança de Deus, para quem nisso acredita.
Então, em pleno século XXI, em que acredito que as coisas ganham um rumo mais saudável e justo - pelo menos nalgumas partes do mundo - continuam a amargurar-me até às entranhas todos os desrespeitos, quer sejam de agora, quer tenham sido cometidos há décadas ou há séculos.
Revolta-me que uma mulher que tem hoje 90 anos assuma com tranquilidade que por não ter tido filhos foi abandonada. Como se ela não valesse e o casamento não valesse se não fosse por essa "missão" reprodutora... missão das mulheres, pois claro! Revolta-me quase como se fosse comigo, aqui e agora.
Revolta-me aquela badalada passagem bíblica em que Paulo diz que as mulheres estejam caladas nas igrejas, e que se não perceberem alguma coisa perguntem em casa aos seus maridos. Pois claro, maridos inteligentes e superiores!! Tanto se me dá qual seja o contexto e o momento histórico. Para mim, um tal texto não é palavra de Deus, é palavra de Paulo. Porque Jesus nunca desconsiderou as mulheres, as mulheres são tão dignas e inteligentes e capazes como os homens, aos olhos de Deus, estou certa. E Deus não muda de opinião, Deus não precisou de tempo para compreender e amar o ser Mulher, aquelas palavras não podem portanto ser de Deus.
É a minha opinião.
E perdoem-me os meus amigos cristãos, católicos e evangélicos, que sei que vão discordar. Discordem à vontade, que para isso aí têm os comentários.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E quando és tu a errar (muito)?
Tenho passado um longo período a descrer dos outros, a proteger-me de quem me faz mal, ou me quer mal, e ontem descobri que tenho sido muito...
-
Estou aqui. Defronte de um copo que foi de vinho do porto. Branco. Fresco. Aqui a pensar se peço outro. Vim para o café da aldeia, e aqui e...
-
entre todas, a minha música preferida. E hoje é para mim. Ergam lá um copo à minha saúde, que hoje completo 44 anos de vida, e muito feliz e...
-
Uma coisa que me deixa realmente curiosa, inutilmente curiosa, aliás, é esta: quem são vocês, os que aparecem nas estatísticas do blogger e...
7 comentários:
Estou contigo, Jesus nunca desconsiderou as mulheres, pois nao escolheu ele uma mulher para ser a sua mais leal amiga e confidente, ja naquele tempo se "via" que por entre alguns apostolos isso era muito mal visto.
E ja se passou tanto tempo....e as vezes, parece que nao!
Querida Dulce claro que nos vamos conhecer, ainda a semana passada eu e uma amiga (Rhidia) falavamos de ti ao telefone e era esse mesmo o tema de conversa, TU.
A mensagem de Deus é só uma, independentemente das palavras dos homens!
Caso exista um deus, ele não terá nada a ver com a Igreja Católica. São duas realidades diferentes.
A Igreja Católica é uma instituição profundamente machista dominada por solteirões (quantos deles efeminados) e que luta pelo poder. Só pode ser obra do demónio.
Penso que pouco haverá a acrescentar ao que disseste. Concordo inteiramente! O "meu" Deus também é assim :)
bjs
Caríssima amiga: não estou investida da função de desculpabilizar o apóstolo Paulo, mas olha que ele, por exemplo, escreve também elogiosa recomendação do trabalho de Priscila, uma mulher... E esse trabalho não era o doméstico, não, era na igreja!
Continua a ler a Bíblia: há sempre mais coisas para descobrir.
Paulo entrega o ministério do diaconato também às mulheres..assim aparece Febe,a diaconisa,mas para ele semita dos 4 costados era quase impossivel libertar-se do temível machismo que imperava numa cultura patriarcal ,em todas as circunstâncias.Assim de vez em quando lá saia uma incoveniência...há que o perdoar pelas belas páginas que nos deixou.Olha I Corintios 13-o Hino do Amor.
concordo com "sc"
CURTO E GROSSO! mai nada!!
:)
Enviar um comentário