sexta-feira, abril 13, 2007

O pecado em forma de gente

Por causa dum post do confessionário, fui à procura de informação sobre Nossa Senhora do Ó. E achei-a.
Embora em nada me surpreenda, continua a dar-me uma certa raiva este péssimo conceito da mulher, que a igreja sempre pregou: atente-se no capítulo perseguição religiosa...
Eu sei que o tempo passou, que estamos noutra era, e isso deveria amortecer a minha raiva. Mas a verdade é que os ventos de mudança não dissiparam ainda o machismo reinante. E sendo que este papa Bento pretende voltar às origens, eu temo muito certas origens...

6 comentários:

Sofia Quintela disse...

Os tempos mudaram, é certo, mas há muita coisa que se mantém, infelizmente. Mudar mentalidades não é algo fácil!!!

Vida de Praia disse...

Fui lá espreitar e percebo a tua raiva.
Não sabia que era um dogma católico que Maria tivesse dado à luz sem jamais ter tido aparência de grávida... outro ”milagre”? Também nunca a imaginei vestida de freira, confesso; na Palestina não haviam freiras na altura.

Avozinha disse...

Que Bento volte realmente às origens é o que eu desejo!

Dulce disse...

Sim, avozinha, às verdadeiras origens, também pensei nisso. Mas mesmo assim, não tenho a certeza que o desejasse inteiramente.

Anónimo disse...

Não sei se reparou que as imagens dessa NS (no fundo, uma espécie de grande deusa da fertilidade)desapareceram das igrejas. Antigamente havia muitas. Apenas sobreviveram as de pedra, porque as de madeira foram queimadas. Tudo pela pretensa conotação sexual da barriga grande. É que, na Igreja Católica (IC), persistiu durante séculos a ideia de que a mulher era a fonte do "pecado", aqui entendido como prática sexual.
Coitadinho do homem, que é vítima da tentação da mulher que, segundo se dizia, era aliada do demónio!
Infelizmente muita dessa mentalidade ainda persiste na IC, razão principal da exclusão das mulheres do sacerdócio!

Confessionário disse...

Olá, Dulce. Na minha modesta opinião, a mulher está cada vez mais a ter papel activo na Igreja. Mas vou repetir o que disse em tempos: Não tem de ser de forma igual à dos homens. Isso seria desprestigiante para ela.
Quanto a Nossa Senhora, para mim existe a mãe de Jesus. O resto depende da forma de ver de cada um, sobretudo dos artistas e dos devotos! Não é importante! Será quase como gostar mais desta fotografia em que estou de perfil que aquela em que estou de frente e se notam as verrugas... hihi...

E quando és tu a errar (muito)?

Tenho passado um longo período a descrer dos outros, a proteger-me de quem me faz mal, ou me quer mal, e ontem descobri que tenho sido muito...